Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola:
Resíduos de Origem Urbana Rural Industrial e Grandes Geradores Comerciais
“Logística Reversa e a Reciclagem Agrícola como Alternativa Sustentável para Destinação de Resíduos”.
Evento simultâneo a VIII Reciclação
DATA: 27 e 28 de Junho de 2013
LOCAL: Centro de Eventos: Expo Unimed em Curitiba Paraná.
O objetivo é discutir a destinação adequada de resíduos de origem urbana, industrial e rural que possuam potencial para serem reciclados como fonte de nutrientes. Abordar o papel dos diferentes atores neste processo governo, iniciativa privada e terceiro setor.
Há questões conceituais, técnicas, legais, tributárias, operacionais e comportamentais a serem vencidas para permitir o aproveitamento racional dos resíduos e assim de fato tornar realidade esta desejável prática que é a logística reversa.
Objetivos específicos
Permitir a discussão do tema por representantes dos diferentes setores da economia e da sociedade.
Apresentar aos participantes, de forma técnico - cientifica e aprofundada, questões atuais e relevantes a respeito da geração, do tratamento, da disposição final, da legislação, e de aspectos econômicos, gerenciais e tributários a respeito dos resíduos, enfatizando-se a reciclagem agrícola.
Geração de propostas para se atender às demandas no Estado Brasileiro no que diz respeito ao Plano ABC do MAPA, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e à Lei do Saneamento.
Motivar as categorias profissionais, o empresariado, o Estado Brasileiro e as Cooperativas a atuar profissional e politicamente por meio de seu envolvimento nos diferentes elos das cadeias produtivas que permitam a coleta, tratamento, conversão em produto, armazenamento, transporte, aplicação e monitoramento do efeito do uso de resíduos de origem urbana, rural e industrial e grandes geradores comerciais.
Justificativa
Percepções do público em geral, das autoridades e dos formadores de opinião necessitam ser alteradas. Para tanto, questões conceituais, técnicas, legais, econômicas, operacionais e comportamentais devem ser melhor compreendidas para permitir o aproveitamento racional dos resíduos, e assim de fato tornar o desejo da logística reversa uma realidade sustentável na prática.
Para se atender a tais preocupações, o estado brasileiro aprovou alguns programas e legislação específica. Destas destacam-se o programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a lei que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010 e Decreto Federal 7.404/2010) e a Lei do Saneamento (Lei 11.445/2007 e Decreto Federal 7.217/2010).
Do envolvimento de profissionais com formação técnico-científica e consciência cidadã, dependerá a viabilidade e a sustentabilidade de casos como os que serão apresentados no III Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola:
Resíduos de Origem Urbana, Rural, Industrial e Grandes geradores comerciais.
http://www.montebelloeventos.com.br/reciclacao/?q=node/73